$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0

$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

Fim do casamento entre Rui e Leão? A aposta no PSD e os problemas de Rui com estradas e educação

 

Foto: Mateus Pereira


Onde há fumaça…
Voltou a crescer a discussão no meio político sobre uma possível migração do PP para o grupo liderado por ACM Neto na Bahia e, consequentemente, o rompimento da sigla com o PT. Embora adotem um tom cauteloso ao falar sobre o assunto, lideranças pepistas no estado dizem que há uma ala “cada vez mais crescente” que defende a mudança de lado e, inclusive, mantém conversas regulares com integrantes do grupo de Neto. A avaliação deles é que o PP segue “com menos espaço do que deveria ter” e participando das discussões no grupo de Rui Costa e Jaques Wagner “apenas como coadjuvante”.

Miau!

“A verdade é que Rui faz João Leão de gato-sapato. E o pior: Leão segue benevolente”, reclama um integrante da legenda. Ele diz que, na discussão sobre a formação da chapa que deve ser liderada por Wagner, ao PP foi “imposto a vice”. “Otto teve prioridade na escolha e, obviamente, ele quer se manter no Senado. O PP só participa da conversa pra dizer amém”, continua o pepista.

Reações

Após o aumento das especulações, o secretário-geral do PP, Jabes Ribeiro, deu uma declaração dizendo que o diálogo do partido era com a base do PT. A fala desagradou os pepistas. No grupo de WhatsApp do partido, o deputado estadual Robinho, que já anunciou rompimento com o governo, avisou que, se o caminho é esse, ele está fora da legenda. Ficaria caso o PP rompesse com o PT. “Meus dias estão contados dentro do partido”, teria dito ele aos correligionários. Outros parlamentares, embora não tenham se pronunciado no grupo, falaram entre si que a declaração mostra, mais uma vez, subserviência e em nada ajuda o partido a ganhar mais espaço.

Trabalho silencioso

Integrantes da oposição seguem, em trabalho silencioso, a busca por assinaturas para a CPI dos Respiradores na Assembleia Legislativa da Bahia mesmo durante o recesso parlamentar. O número necessário de 21 apoios é considerado questão de tempo, levando em consideração os parlamentares, governistas entre eles, que se mostraram favoráveis a assinar. Um desses governistas, inclusive, pegou de surpresa o Palácio de Ondina. Fonte desta coluna confidenciou que caciques aliados ao PT ficaram abismados ao saberem que o tal deputado estaria disposto a assinar.

Vai engavetar?

Mesmo que a oposição consiga a assinaturas, o que se comenta é que o presidente do Legislativo, Adolfo Menezes, defensor ferrenho de Rui, deve vetar a criação da CPI. Contudo, há quem acredite que, se houver um apoio grande à investigação, inclusive com clamor popular, o presidente dificilmente conseguirá barrar.

Quem dá mais?

A disputa acirrada entre os filhos dos senadores Otto Alencar e Angelo Coronel, ambos do PSD, continua rendendo. Fontes do partido confidenciaram à coluna que há até apostas para ver qual dos dois será o mais votado. Embora o valor não tenha sido revelado, dizem que a aposta é alta. Otto Alencar Filho e Diego Coronel serão candidatos a deputado federal (o primeiro busca a reeleição) e disputam as mesmas bases em regiões da Bahia.

Herança

Por falar nisso, internamente no PSD, integrantes do partido ironizam que o herdeiro político de Otto é... O filho de Coronel. Isso porque, dizem os pessedistas, Diego Coronel é mais habilidoso que Otto Filho, que tem fama de "bruto" e muito dependente do pai, inclusive nas atividades parlamentares na Câmara dos Deputados.

Pesadelo das estradas

O governador Rui Costa (PT) tem nas mãos um pepino dos grandes para resolver: o estado deplorável de rodovias estaduais. Se mesmo antes das chuvas a situação já era ruim, após os temporais os problemas com as estradas se multiplicaram e preocupam o governo, que não vê tempo hábil no curto e médio prazo. Fontes do Palácio de Ondina confidenciaram que o anúncio recente de investimentos para recuperação de rodovias não é suficiente e que Rui terá que fazer novos aportes. Só por curiosidade: obras em estradas costumam ter relevância eleitoral.

Buracos e mais buracos

Nas redes sociais, vídeos de estradas em condições ruins circularam nesta semana. Em um deles, o autor mostra um trecho da estrada que liga Macarani a Itapetinga com diversas crateras e direciona a gravação ao governador: "Faz essa estrada para nós, Rui, são só 30 km. Aqui melhora um pouquinho, mas ali na frente é buraco demais, Rui", diz ele.

Fogo amigo

A situação das estradas já motivou até queixas de aliados de Rui, como o deputado estadual Alex Lima, que é fã de carteirinha do petista. "As estradas do Litoral Norte estão destruídas e cada dia que passa ficam mais intransitáveis", disse ele, em setembro do ano passado.

Fatura atrasada

Na educação, parlamentares governistas dizem que Rui terá mais um problema. Prefeitos começaram a cobrar do governo as obras de reforma e ampliação de escolas estaduais, que foram prometidas pelo governador. Os gestores municipais têm sido aconselhados a terem paciência, mas eles dizem que ela já se esgotou há tempos. A verdade é que Rui disse que educação seria prioridade, mas isso não aconteceu ao longo de seus dois mandatos. A conta chegou, governador.

O resultado

Enquanto isso, os índices de educação da Bahia são bastante ruins. O ensino médio do estado é o pior do país, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além disso, o governo sofreu também com o fechamento de escolas, que teve uma repercussão muito negativa no estado, com destaque para o caso do Colégio Odorico Tavares, no Corredor da Vitória.

Cúmulo

A recente medida do governador Rui Costa de reduzir de 5 mil para 3 mil o público máximo permitido em eventos foi considerado o "cúmulo do absurdo" por integrantes do setor. A questão, dizem eles, é a falta de diálogo e transparência do governador. Para eles, o governador tenta vilanizar o setor de eventos. "Fica parecendo que nós somos insensíveis e não entendemos o crescimento dos casos. Não é isso. É óbvio que nos sensibilizamos. Mas queremos previsibilidade, queremos que tenha algum diálogo até para que a gente possa se planejar", disse um integrante do setor à coluna.

Apuração

A Embasa voltou à mira do Ministério Público estadual (MP-BA), que instaurou um inquérito para investigar possível poluição ao meio ambiente provocada pela empresa em Candeias. Denúncias feitas ao MP-BA dão conta que a Embasa vem lançando na natureza, sem qualquer cuidado, resíduos de sulfato de alumínio oriundos de tanques da Estação de Tratamento de Água do município. Esta substância pode causar diversos problemas à saúde.

Dolce far niente

Nem só de mega empresários e grandes investidores vive o luxuoso vilarejo baiano de Trancoso. Foi lá o local escolhido pelo político petista Fernando Haddad para passar as férias com a esposa, Ana Estela. Durante a estada, Haddad aproveitou para ir a bons restaurantes e visitar a região do Quadrado. Estava, de acordo com informações obtidas pela coluna, hospedado em uma bela residência na Praia de Itapororoca.

A coluna Alô Alô Política é publicada às sextas, sempre ao meio dia, nos portais CORREIO e Alô Alô Bahia. Também pode ser conferida através do endereço www.aloalopolitica.com e do Instagram @aloalopolitica

Foto: Mateus Pereira.

Fonte: correio24horas.com.br

COMMENTS

Nome

@alb@alba,1,@alba,2093,@alba Destaque,55,@deputadonelsonleal,30,@oficialalexlima,3,@ottofilhooficial,1,#alba,113,`1,1,2021,3,5G,1,A,1,aborto,1,abril,1,Abuso Infantil,1,Acidente,10,ACM NETO,1,ACM Neto Tranca Rua,2,Adolfo Menezes,3,aglomeração,1,Aids,3,ajuda,1,ALBA,336,Alemanha,1,Aliança Pelo,21,Aliança Pelo Brasil,106,aliciador de mulheres,1,amamentação,1,amazônia,1,ANEEL,1,armas,3,Arthur Lira,1,artistas,1,Assassina,6,assassinato,7,Assembleia de Carinho,15,Assembleia de Deus,12,Assembléia Legislativa,38,atleta brasileira,2,Augusto Aras,2,autoescolas,1,Auxilio,10,avanço,1,AVANTE,8,Bahia,2684,Bahiaa,1,Banco Central,1,bancos,1,Bandido,22,BANDIDOS,18,Barcelona,1,barreira,1,BNDS,8,Boa Ação,1,bolsas,1,BOLSONARO,420,Bom Despacho,1,BRAS VIRUS,1,Brasi,17,Brasil,2699,Brasil a,1,Brasilia,65,Brasília,95,briga,1,Cadeias,1,Camaçari,2,Câmara,1,Campo Alegre,1,candeias,2,capitais,1,Carnaval,3,Ceara,2,Ceará,1,censura,1,China,6,China Assassina,8,China Comunista,12,Chuna Comunista,13,chuvas,1,Cidades,76,Cipó,2,CLDF,13,Cloroquina,4,CNN,1,Coelba,1,Colunista Jovem,4,combater,1,comercio,3,COMUNISMO,7,concurso,1,Condeúba,2,coragem,1,Coronavirus,95,Coronel do Ceará,1,Corpo de bombeiros,1,Corrupção,35,Corrupto,19,covid,13,covid-19,26,CPICOVID19,1,cracolândia,1,crianças,4,Crime,12,crime ambiental,1,Crime Organizado,36,CRIMINOSOS DA POLITICA,3,CRIMINOSOS DA POLITICIA,42,crise,1,Cristão,3,crítica,1,cuba,1,Cultura,6,D'jane Silva,7,Damares Alves,3,Davi Alcomlubre,2,Dayane Pimentel,1,Debora Santana,4,Débora Santana,2,Decretos Abusivos,3,Decretos de Prefeitos,2,delivery,1,denuncia,4,Denúncia,38,Deputado Isidório,4,desrespeito,2,DEST BA,1,desta,1,Destaque,1871,Detaque,22,Detran,3,DF,1,Dia das Crianças,1,Dia de memória por vítimas do holocausto é celebrado hoje em São Paulo,1,dia dos avós,1,Diário Oficial,1,dias dos pais,2,Dias Toffoli,1,dinheiro,10,direita,1,Direitos Humanos,7,Distrito Fedral,1,ditadores da Bahia,15,Ditadura,2,doença mental,1,dólar,1,Donald Trump,5,drogas,4,Economia,150,Eduardo Alencar,4,Eduardo Bolsonaro,6,Educacao,22,Educação,47,Eleções,7,Eleição,12,eleições 2020,46,eleições 2022,1,Elizeu Rosa,84,Embaixador,1,embasa,8,Emprego,1,Enem,5,Entretenimento,54,Escândalo,1,escola,2,Esporte,32,Esquerda,2,Estado de Sítio,1,estuprador,3,EUA,4,Eunápolis,21,Europa,2,Evangelicos,1,Evangélicos,4,Exercito,4,Explosão,1,EXTREMA ESQUERDA MBL,12,faculdades,1,Fake News,2,falecimento,1,falso profeta,1,FBDH,5,FBDH.ORG,8,Fé,2,Feira de Santana,32,Feira de São Joaquim,1,Felipe Neto,1,feminista,1,fenômeno,1,FGTS,2,FIES,4,Fora Rodrigo Maia,1,Fundação Dr. Jesus,3,Futebol,9,Gasolina,1,GDF,14,General Mourão,4,geral,29,GLO,1,Globo,2,Goias,1,Gospel,3,Governador Mangabeira,10,Governadores Ditadores,5,Governo,4,guarajuba,1,Harvard,1,herói,1,hidroxicloroquina,5,HIV,1,homicidio,1,hospital,3,IBGE,1,iDestaque,5,igrejas,3,Ilha de Itaparica,1,Ilhéus,19,Imposto,1,Indígenas,2,Injustiça,5,INSS,6,instagram,1,Insulina,1,interior,5,Internacional,76,Internacional.,6,Internet,1,intretenimento,7,investigação,1,irã,1,Isidorio,5,isolamento,2,Israel,3,Itabuna,27,Itamaraju,53,japão,1,japonês,1,Jejum Pelo Brasil,1,Jequié,73,jovens,1,juamento,1,Juazeiro,1,juazeiro da bahia,1,julho,1,Justiça,66,Ladrão,4,Lauro de Freitas,17,Lauro dLauri de Freitrase Freitas,1,Lava Jato,1,Lavagem de Itapuã,2,Lésbicas Assassinas,2,LGBTI+,1,Libano,1,Líbano,1,Liberdade de Culto,2,Libertação,2,Literarura,2,litoral,1,lixo,1,Lula,1,Maconheiro,1,Madonna,1,Madre Deus,1,Malandro,1,manifestação,1,Mar Grande,1,MARGINAIS,6,Maria Quiteria,2,MBL,1,MEC,2,médica,2,médicos,1,Meio Ambiente,10,mendigos,1,Michelle Bolsonaro,2,militares,3,Minas Gerais,1,minha casa,1,minha vida,1,Ministério d Justiça,7,ministério da saúde,3,ministério público,5,Ministra Damares,7,Ministro da Infraestrutura,1,Ministro Moro,1,Modelo,1,money,1,moradores de rua,1,Moro,4,MP,1,MPF,12,MST,1,Mundo,230,música,1,Nacional,1,Naja,1,Nas Ruas,1,Natura,1,Nelson Leal,5,Netflix,1,neto,1,Nikolas Ferreira,2,Niterói,1,Nordeste,7,Noticias,938,nova Cédula,1,nova ordem mundial,1,Olimpíada,1,OMS,1,ONU,2,Opinião,3,Oração pelo Brasil,3,orcrim,1,Otto Alencar,1,Otto Filho,4,pandemia,20,Partido,4,Partido Chines Criminso,2,pastor,1,Pastor Paulo Manchinha,1,PASTORA,1,Pastores,1,patriotismo,1,Paulo Guedes,1,PCDF,1,pedofilia,4,perigo,1,pertubação,1,Peste Chinesa,5,petista,1,Petrobras,3,PGR,5,planetas,1,Pobreza,1,poli,1,Policia,24,Polícia,20,Polícia & Poder,5,Policia Federal,17,Politica,778,Política,1,Politica & Poder,104,Política&Poder,58,Porto Seguro,22,Pr Edson Freitas,1,Prado,1,praias,1,preconceito,1,prefeito,1,prefeitos,1,Presidente da Republica,3,Presidente Tancredo Neves,8,presidio,1,PRF,1,Privação de Liberdade,1,prouni,1,PSD,4,PSOL DE TRAFICANTES,3,PT,3,quarentena,1,Receita Federal,1,redes social,5,Reforma Política,1,rio,1,Rio de Janeiro,11,Rodoviária,1,Rodrigo Maia,1,roubo,1,Rui Costa,3,Rural,1,Ruy Barbosa,1,Salavador,7,Salina da Marida,1,Salvado,1,Salvador,1957,Sandro Moreira,1,Santa Lúzia,1,São Paulo,6,Saúde,134,Secretária de Educação,2,Segurança Pública,5,Sergio Moro,5,Silas Mlafaia,2,Simoes Filho,41,Simões Filho,13,STF,26,STJ,1,surto,1,SUS,1,táxi,1,tecnologia,1,Teixeira de Freitas,24,Terroristas,2,toquio,2,tóquio,1,trabalho,1,trafico,1,TRAIDOR,1,transporte,2,TRE,2,tremor,2,TRT-BA,1,TSE,4,twitter,1,UFBA,1,UFRB,1,Uruçuca,1,vacina,4,Valença,1,Vera Cruz,2,vereador,1,Vereadora de Salvador,4,vilas- boas @alba,1,Vilas-Boas @alba,1,vilasVilas-Boas @alba,1,vilasVilas-Boas- @alba,1,vilasVilas-Boas- boas @alba,1,Violência,6,Violência contra a Mulher,2,violencia contra mulher,1,Virus Chines,27,VÍRUS CHINES,4,Vitoria da Conquista,2,Vitória da Conquista,32,zoavírus,1,
ltr
item
Âncora da Notícia: Fim do casamento entre Rui e Leão? A aposta no PSD e os problemas de Rui com estradas e educação
Fim do casamento entre Rui e Leão? A aposta no PSD e os problemas de Rui com estradas e educação
https://correio-cdn2.cworks.cloud/fileadmin/_processed_/3/8/csm_joaoleao_ruicosta_foto_mateus_pereira_4ce1c76d3a.jpg
Âncora da Notícia
https://www.ancoradanoticia.com.br/2022/01/fim-do-casamento-entre-rui-e-leao.html
https://www.ancoradanoticia.com.br/
http://www.ancoradanoticia.com.br/
http://www.ancoradanoticia.com.br/2022/01/fim-do-casamento-entre-rui-e-leao.html
true
8932730338497295184
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy