O presidente Adolfo Menezes (PSD) deu prosseguimento, nesta terça-feira (9), ao cronograma de visitas institucionais inaugurado na última semana com a sua ida ao Ministério Público estadual, onde conversou com a procuradora-chefe Norma Angélica. Às 9h, o chefe da Assembleia Legislativa esteve no quartel dos Aflitos, comando da Polícia Militar da Bahia, onde foi recebido pelo coronel Paulo Coutinho. Eles conversaram cerca de 40 minutos temas ligados à corporação e à segurança pública estadual.
Logo em seguida, o deputado Adolfo Menezes esteve com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Lourival Trindade, na sede daquele Poder, no Centro Administrativo. No diálogo, abordaram questões relacionadas ao Judiciário baiano, bem como questões de caráter nacional, como o combate ao novo coronavírus. Os dois presidentes de Poder exaltaram o relacionamento harmônico e a independência vigente na Bahia, garantindo o deputado Adolfo Menezes que as demandas do Tribunal “serão, como sempre foram, tratadas como presteza e objetividade no parlamento”.
DIÁLOGO
Ambas as visitas de cortesia se inserem num processo de abertura ainda maior do Legislativo para a sociedade baiana, estreitando o diálogo institucional com os demais poderes e outras instâncias representativas dos baianos – movimento importante para o exercício pleno da cidadania por todos. Com o gesto de cortesia institucional, o novo presidente da Assembleia Legislativa sinaliza que privilegiará o diálogo na discussão das pautas que envolverem outras instâncias de poder, bem como de entidades outras da sociedade civil.
Ao recém-nomeado comandante da PM da Bahia, o deputado Adolfo Menezes disse que, ao tomar a iniciativa de fazer essas visitas a essas instituições fundamentais à cidadania, demostra a sua disposição ao diálogo e à convivência harmoniosa, reafirmando que ele próprio e o conjunto dos deputados estaduais do estado estão focados no aperfeiçoamento institucional do estado e da máquina pública. Portanto, assegurou ao coronel PM Paulo Coutinho que os projetos relativos à Segurança Pública serão tratados na Assembleia com total prioridade, pois afetam diretamente a vida dos baianos.
O presidente louvou o trabalho executado pela PM durante toda a pandemia, mantendo a ordem e a segurança pública a despeito dos riscos e lamentou a perda, neste período difícil, da vida nacional de 56 integrantes da corporação por causa da pandemia. O comandante Paulo Coutinho agradeceu a visita do presidente da ALBA, pela deferência em prestigiar a corporação: “Serei um comandante de mente aberta, sempre disposto a colaborar e a estimular o diálogo da Polícia Militar com os poderes e todos os setores da sociedade civil da Bahia”, completou.
O presidente do TJ-BA, desembargador Lourival Trindade, disse que é sempre uma honra receber o chefe de um dos poderes constituídos e estabelecer o diálogo construtivo. E acrescentou que defende o “entendimento, com respeito à independência de cada um, para que esta colaboração mútua resulte em benefícios diretos para a população”. O desembargador presenteou o presidente da ALBA com duas publicações: uma sobre os 410 anos do TJ-BA e outra sobre os antecedentes históricos da construção do Fórum Ruy Barbosa.
COMMENTS