Educadores de 39 universidades de todo o país participam do 'I Congresso Nacional do Mestrado Profissional em História – ProfHistória: A pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória' até domingo (6). A atividade é promovida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão que integra a Secretaria da Educação do Estado.
A abertura do encontro, nesta sexta-feira (4), foi marcada pela apresentação da Orquestra Santo Antônio, que entoou clássicos da música nordestina, e pela palestra da educadora Ana Zavala, do Centro Latinoamericano de Economia Humana, do Uruguai. Na ocasião, a diretora-geral do IAT, Cybele Amado, saudou o público presente e destacou a importância da realização do encontro. “A história é quem traz o lugar da criticidade. É uma grande emoção e de suma importância este nosso trabalho. Que a história crítica ajude as nossas crianças e nossos jovens a construir um novo Brasil”, disse.
Também presente na abertura, o coordenador executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado, Marcius Gomes, ressaltou que a Bahia tem procurado, mesmo neste momento de dificuldades orçamentárias, pautar ações de formação dos profissionais da educação.
“O IAT é um espaço que reconhece o papel da formação na melhoria dos indicadores de aprendizagem. Estamos pautando a formação em regime de colaboração com os municípios para garantir que possamos avançar na garantia de direitos da formação de professores. As experiências colocadas pelos mestrados profissionais, tem colaborado e muito nesta relação com a educação básica”, afirmou Marcius Gomes.
(Foto: IAT)
Já a coordenadora do ProfHistória na Uneb, Cristiana Lyrio, comentou que “os professores de história produzem conhecimento na sala de aula e não são meramente transmissores do que constam nos livros. Eles pesquisam, da melhor maneira para saber como que estas crianças e jovens em sala de aula aprendem história. Este é o objetivo do ProfHistória, ajudar nossos educadores a pensar e produzir conhecimento”. Grupos de Reflexão Docente (GRD), mesas-redondas e Sessões de Ateliês de Pesquisa também estão na programação do evento.
Prof História
O Profhistória (Mestrado Profissional em Ensino de História) é um programa de pós-graduação stricto sensu, oferecido em rede nacional, com 27 Instituições de ensino superior associadas, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo do Mestrado Profissional é proporcionar formação continuada aos/às docentes de história, que estejam ministrando aulas em qualquer segmento da educação básica.
Fonte: Ascom/IAT
COMMENTS